Uncategorized

Direito à Saúde: Garantindo o Tratamento Adequado para Pessoas com Autismo

Direito à Saúde: Garantindo o Tratamento Adequado para Pessoas com Autismo

O direito à saúde é um dos mais importantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que o diagnóstico e o tratamento precoce podem fazer toda a diferença no desenvolvimento e qualidade de vida dessas pessoas. A Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, assegura que o autista tenha acesso integral aos serviços de saúde, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelos planos de saúde privados.

Esses tratamentos costumam envolver uma abordagem multidisciplinar, incluindo sessões de fonoaudiologia, psicologia, terapias ocupacionais, psiquiatria, entre outras. No entanto, muitas famílias relatam dificuldades no acesso a esses serviços, como longas filas de espera no SUS ou negativas de cobertura por parte dos planos de saúde. Outro ponto importante é que, em muitos casos, o tratamento necessário para o autista não é oferecido de forma adequada ou contínua, o que pode prejudicar o progresso terapêutico.

Quando essas barreiras ocorrem, é essencial conhecer os direitos e recorrer à Justiça para garantir o tratamento integral que a pessoa com autismo necessita. O BPC/LOAS também pode ser uma solução para ajudar as famílias que precisam custear tratamentos, terapias ou profissionais especializados, especialmente em casos onde o acesso público à saúde é limitado ou ineficaz.

Como o Dr. André Ribeiro pode ajudar?

O Dr. André Ribeiro atua diretamente na defesa dos direitos das pessoas com autismo e pode auxiliar as famílias a obterem o acesso pleno ao tratamento, seja via SUS ou plano de saúde. Ele pode também ajudar a família a solicitar e garantir o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para custear os tratamentos necessários, além de ingressar com ações judiciais em caso de negativa de cobertura pelos planos de saúde.

Imagem de Freepik

Advogado Especialista

Subscribe

Abrir bate-papo
Olá Podemos ajudá-lo?
Olá
Podemos ajudá-lo?